Provavelmente que desde muito cedo soube quais as cores das bandeiras hasteadas nas praias, assim como o seu significado. Afinal, qual é a criança que não anseia pelo verde para, assim, ir livremente nadar? Mas há uma nova bandeira à vista.

As tradicionais bandeiras verde, amarela e vermelha, veio juntar-se uma outraque promete tornar o momento de ir a banhos mais seguro e confortável. Fique a conhecer esta nova bandeira e perceba o seu significado e importância para umas férias divertidas e sem percalços.

CONHEÇA ESTA NOVA BANDEIRA DAS PRAIAS E SAIBA O SEU SIGNIFICADO


nova bandeira nas praias

Para além de prestar atenção às bandeiras clássicas e que já tão bem conhece, quando for à praia, deve passar a procurar as bandeiras listadas de cor amarelo e vermelho. Essas duas bandeiras delimitam qual a zona mais segura para ir a banhos.

Entenda-se que, por zona mais segura, considera-se, por exemplo, uma área sem agueiros e onde o risco de afogamento de outros acidentes é menor. Naturalmente que o posicionamento destas bandeiras pode ser alterado ao longo do próprio dia, em função do estado do mar e, nomeadamente, das marés.

Da próxima vez que for à praia e, de preferência, se for acompanhado de crianças, demore-se algum tempo junto do edital de praia, onde encontra, entre outras informações, as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes, etc. Aí, não faltará a menção destas novas bandeiras como indicadoras da “zona recomendável para os banhistas entrarem na água”.

Provavelmente, para alguns leitores, esta informação poderá não ser totalmente nova, visto que esta informação gráfica já foi utilizada na época balnear passada, em algumas praias do nosso país. Contudo, este ano pretende-se que esta sinalização se generalize, não só em Portugal, como noutros países europeus, de modo a tornar esta preciosas indicações de segurança mas uniformes e universais.

SIGNIFICADO DAS BANDEIRAS DE SINALIZAÇÃO DAS PRAIAS

Vermelha: É proibido nadar ou tomar banho, visto que o risco de afogamento e de outros acidentes é elevado.

Amarela: Pode aproximar-se do mar, mas não deve nadar, devido à presença de correntes marítimas, buracos ou outros fatores de risco que podem causar afogamento ou outros acidentes. Mantenha-se alerta.

Verde: O mar está tranquilo e é possível tomar banho e nadar em segurança.

Com lista vermelha e amarela: Delimita a faixa mais segura para tomar banho ou nadar, pelo que deve sempre privilegiar essa zona no momento de ir até ao mar.

ALGUNS CONSELHOS PARA UMA ÉPOCA BALNEAR SEGURA


nova bandeira nas praias
  • Esta época balnear tenha sempre uma postura segura e preventiva, de maneira a evitar acidentes consigo ou com os seus. Siga sempre as indicações do nadador-salvador e nunca desrespeite as suas ordens ou as indicações das bandeiras.
  • Se for à praia com crianças, esteja sempre atento e a vigiá-las e, na hora de ir ao mar e caso elas ainda não saibam nadar, faça uso de equipamentos de segurança adequados à idade, como bóias ou braçadeiras.
  • Tenha também em conta os cuidados a ter fora do mar, em pleno areal. Use protetor solar e evite a exposição ao sol nas horas mais “perigosas” (sobretudo entre as 11h e as 16h). Além disso, assegure-se que deixa sempre a praia limpa, colocando todo o lixo que fizer nos locais apropriados.

fonte: https://www.e-konomista.pt/artigo/nova-bandeira-praias/

Call Now Button

Quer Aderir?

x