EM CASO DE ACIDENTE

Tive um Acidente Automóvel

Caso tenha um acidente, tenha em conta as seguintes recomendações:

  1. Mantenha a calma e seja cortês.
  2. Coloque o colete refletor.
  3. Assinale o local do acidente com o triângulo de sinalização à distância de 30 metros
  4. Contacte o nosso serviço de Assistência em Viagem 226 055 605, disponível 24h.

Deve obter, no local do acidente, os seguintes elementos:

  1. Identificação dos condutores;
  2. Matrícula dos veículos envolvidos no acidente;
  3. Seguros (o nome da Companhia de Seguros e o número da apólice, que podem ser encontrados no selo da carta verde que deverá estar colocado no vidro dianteiro da viatura).
  4. Deve identificar as testemunhas do acidente, e respetivos contactos telefónicos e e-mail, bem como moradas de residência. Sempre que possível deve registar fotograficamente os veículos na sua posição no acidente.
  5. Chegando a um acordo sobre o modo como ocorreu o acidente, os condutores devem preencher e assinar a mesma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). A DAAA é a participação do acidente, que é composta por 2 exemplares, devendo ambos os condutores ficar com um exemplar para entregar às respetivas Seguradoras. O verso da DAAA deve ser preenchido e assinado individualmente por cada condutor, para a sua Seguradora.
  6. Caso não seja possível chegar a acordo, cada condutor deve preencher e assinar a sua própria DAAA.
  7. Em caso de fuga de algum dos veículos anote, sempre que possível, as matrículas dos intervenientes, alertando de imediato as autoridades competentes.

Participar o Acidente

1. Como devo participar o acidente?

Mesmo não sendo o responsável pelo acidente deve participa-lo à Astorga Seguros, através do preenchimento e envio da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), é importante conhecermos a sua versão da ocorrência.

Deverá ter sempre consigo pelo menos um exemplar da DAAA. Se não tiver este formulário de participação de um acidente, poderá obtê-lo aqui, no escritório Astorga Seguros ou na agência Tranquilidade mais próxima.

Não sendo o condutor responsável pelo acidente, o preenchimento da Declaração Amigável não afeta o preço do seu seguro.

2. Quando devo participar o acidente?

Deve enviar a participação do acidente no prazo mais curto de tempo possível, de preferência no próprio dia ou no dia seguinte ao acidente, nunca ultrapassando os 8 dias a contar da ocorrência ou do conhecimento do mesmo.

3. Como devo preencher a DAAA?

O preenchimento da DAAA deve ser o mais completo e correto possível, assim podemos garantir a rapidez e qualidade de serviço que lhe prestamos:

Deve indicar os contactos atuais, nomeadamente número de telemóvel e e-mail, desta forma, poderemos enviar comunicações, informando-o/a com maior rapidez quanto à fase em que o seu processo se encontra.

Se os condutores envolvidos no acidente assinarem a frente da DAAA  presume-se que ambos estão de acordo relativamente às circunstâncias constantes da mesma, tornando a resolução mais célere.

Deve complementar a DAAA através do preenchimento da Participação de Sinistro (verso da DAAA) que deve ser preenchida posteriormente e sem a presença do outro interveniente.

Confirme, no local do acidente, que a DAAA indica:

Data e hora do acidente
Local do acidente, de forma detalhada
Feridos (mesmo que ligeiros)
Envolvimento de mais de 2 veículos ou outros danos materiais que não em veículos
Testemunhas (nomes e contactos)
Nome, morada, telefone e e-mail – para os Veículos A e B;
Matrícula dos veículos envolvidos – para os Veículos A e B;
Companhia de Seguros e número de apólice dos veículos intervenientes – para os Veículos A e B;
Assinale com uma cruz os quadrados correspondentes às circunstâncias em que ocorreu o acidente – para os Veículos A e B;
Esquema do acidente
Caso considere que nenhum dos quadrados do campo 12 corresponde às circunstâncias, preencha “As minhas observações” – para os Veículos A e B;
Assinatura dos condutores.

Call Now Button

Quer Aderir?

x